O apontamento eletrônico é uma ferramenta eficiente, capaz de ser aplicada em áreas como agronegócio, construção civil e atividades externas variadas. Ele se baseia na utilização da tecnologia móvel ou embarcada, para coletar ou emitir dados e informações e propiciar o controle e a produtividade, além de garantir o acompanhamento das equipes externas.

Com a aplicação da solução, a gestão tem visibilidade e controle das operações e equipamentos. Portanto, é essencial conhecer esse elemento para compreender como assegurar este fator de eficiência em campo.

A seguir, veja quatro motivos para recorrer ao apontamento eletrônico e entenda como ele gera bons resultados. Boa leitura!

1. Aumenta a visibilidade e controle

Um dos pontos mais importantes, a coleta e registro completo dos dados, é determinante para aumentar a segurança para ambos os lados — empregador e empregado. Para a gestão, significa saber exatamente onde as equipes estão e qual é a designação de cada time.

Isso favorece o controle de horas trabalhadas e garante um registro adequado. Assim, há uma completa visibilidade das operações, já que tudo está devidamente coletado e processado como informação. Para o trabalhador, traz o resguardo de ter suas informações obtidas sem alterações, assegurando-lhe um processo adequado.

Este tipo de controle, por sua vez, é favorecido pela centralização de dados. Todos seguem para o mesmo lugar e, como não podem ser adulterados, diminuem as chances de erros, falhas ou desvios.

2. Favorece o acompanhamento em tempo real

Outro aspecto é que o apontamento eletrônico permite que todas as informações sejam obtidas em tempo real. Os dados são transmitidos conforme são gerados, então dá para acompanhar onde a equipe está, quais são as obrigações de cada um e como é a configuração em relação ao restante do time.

Isso faz com que a gestão tenha a oportunidade de agir de forma dinâmica. Em vez de esperar os relatórios para fazer uma análise posterior, é possível ter visibilidade na hora em que as ações acontecem — como resultado, há muito mais agilidade e capacidade de adaptação.

3. Reduz os custos

Com o uso adequado do apontamento eletrônico, eleva-se a produtividade, chegando a níveis diferenciados. Isso faz com que a mesma equipe consiga gerar mais resultados, diminuindo o custo relativo.

Também se trata de uma maneira de qualificar o aproveitamento de todos os times, bem como de evitar erros que podem custar caro. Tudo isso desemboca na redução nos gastos associados — como com comunicação, deslocamento e até com horas trabalhadas.

É, ainda, um jeito de evitar atrasos, perdas de clientes e falta de previsibilidade sobre as finanças. Como resultado, economiza-se em vários sentidos.

4. Fortalece a tomada de decisão

Para ser eficiente, é muito importante que a tomada de decisão tenha base em informações concretas. Nesse sentido, a gestão se favorece com a ajuda dos dados gerados pelos recursos de apontamento.

É mais fácil identificar a taxa de ocupação de cada equipe e como deve ser feita a redistribuição de esforços, por exemplo. Também dá para compreender gargalos, pontos que podem ser otimizados e o que gera um desempenho melhor. Assim, há melhorias constantes, com chances reduzidas de erros devido ao apoio em informações.

O apontamento eletrônico pode tornar a gestão bem mais produtiva, eficaz e transparente. Para tanto, é fundamental recorrer a um bom sistema, pois ele figura como um dos grandes responsáveis pelos resultados.

Se estiver em busca de uma solução moderna e confiável, entre em contato com a Simova e explore as nossas possibilidades!

Banner Planilha ROI SIMOVA - concessionariasPowered by Rock Convert