Em um mundo empresarial cada vez mais intransigente e competitivo, uma coisa é certa: o sucesso de uma empresa também está diretamente ligado à forma como se adapta a novas realidades em busca de atender às atuais demandas, aproveitando as vantagens da tecnologia no trabalho.

É difícil as pessoas imaginarem a vida sem as facilidades trazidas pela tecnologia e tampouco lembram de como era o dia a dia antes do surgimento da internet. Nos negócios, isso não é diferente: investir em tecnologia é muito mais que uma necessidade, é um diferencial!

Hoje, com a forte tendência de serviços digitais e a massiva utilização de dispositivos móveis, a tecnologia mobile para empresas é cada vez mais empregada e, mais do que isso, tem sido uma forma de alinhar as empresas ao mercado atual.

A tecnologia mobile, além de um diferencial competitivo valioso, como veremos adiante, também traz uma série de vantagens da tecnologia no trabalho. E é sobre isso que vamos falar neste artigo! Continue lendo e saiba o que esse conceito tem a acrescentar à rotina das empresas.

1. Otimização de processos

Por muito tempo gestores e funcionários perdiam horas e mais horas para realizar tarefas repetitivas ou meramente burocrática. E o resultado disso, por vezes, se estendia a atrasos nas entregas, redução da produtividade e acúmulo de trabalho.

Com a automatização e otimização dos processos, tais práticas passaram a ser deixadas de lado e demandas que antes eram feitas manualmente deixaram de necessitar do olhar humano. A tecnologia, de modo geral, tem tal característica como um traço marcante. Em se tratando de tecnologia mobile para empresas, não seria diferente.

Um dos grandes benefícios dessa inovação é a possibilidade de redução de custos, revertendo o tempo em maior produtividade e rentabilidade nos negócios. A otimização de processos ocorre em diferentes níveis e setores de uma empresa. Com a facilidade de comunicação proporcionada por esse conceito, integrá-los, por exemplo, se torna mais simples e eficiente.

Em geral, a tecnologia mobile é um meio mais prático, rápido e dinâmico de toda a equipe se comunicar e de contar com a colaboração ágil de todos para a solução do problema. Isso contribui para um aumento da efetividade e da visualização de um panorama real e atualizado de toda a situação.

Além disso, a utilização de dispositivos móveis dentro do ambiente empresarial torna a gestão de pessoas e processos mais centralizada, o que beneficia a identificação de inconsistências e falhas, podendo ser solucionadas rapidamente.

A adoção da tecnologia mobile para empresas também viabiliza a adoção de outros conceitos tecnológicos, como a Internet das Coisas. A IoT, como também é chamada, permite a interação de diferentes dispositivos e objetos via internet, e se torna ainda mais benéfica com a possibilidade de os funcionários da empresa poderem acompanhar e gerenciar todos os equipamentos em tempo real, por exemplo.

2. Redução de custos

Em razão da otimização de processos, como dissemos, outros reflexos também podem ser notados, a exemplo da redução de custos. Mas, quando se fala em investir, ou seja, gastar com inovação dentro da empresa, muitos gestores ficam receosos. No entanto, é preciso apostar na modernização dos processos até mesmo para reduzir custos. E a tecnologia, em princípio, pode sim exigir um alto investimento, mas com certeza trará resultados positivos com a melhoria dos processos, maior agilidade e responsabilidade social.

Com processos mais ágeis e eficientes, bem como uma gestão mais centralizada, acompanhar toda a rotina de operações da empresa fica muito mais simples. Isso possibilita uma tomada de decisão mais acertada, além de mudanças e correções mais ágeis, o que certamente tem impactos positivos nos custos operacionais.

O uso da tecnologia mobile para empresas está nas diversas etapas produtivas, que vão desde a análise das vendas, a localização de vendedores e técnicos em campo, o acesso às informações e o envio rápido dos dados — tudo isso em tempo real e evitando ao máximo erros primários e o retrabalho.

Por exemplo, é possível que um técnico realize a manutenção de forma mais ágil e eficiente, enviando e recebendo informações do que deve ser feito diretamente de um dispositivo móvel. Isso elimina gastos com combustível e agrega valor ao seu tempo e ao do cliente.

Outra grande vantagem do uso da tecnologia móvel diz respeito ao uso de papel, substituindo-o por aparelhos eletrônicos. Assim, a empresa passa a economizar e estará contribuindo para a sustentabilidade do meio ambiente.

Inclusive, empregar a tecnologia como forma de automatizar processos, invariavelmente, acaba por reduzir custos com horas extras e desperdícios de tempo. Logo, os gastos com funcionários em determinados setores são reduzidos.

3. Utilização de geolocalização

A geolocalização também aparece como uma vantagem da tecnologia mobile para empresas. Em ambientes corporativos, a gestão do tempo é uma demanda constante, pois, como se sabe, tempo é dinheiro. A utilização dos dados de geolocalização se torna uma importante “arma” no processo de gestão, no entanto, para o alcance de bons resultados, é necessária a implementação de um bom planejamento estratégico.

Serviços de localização baseados em sinais de GPS, sensores de dispositivo, pontos de acesso Wi-Fi e demais formas de conhecer com precisão determinado local em que um funcionário está atuando e qual o desempenho alcançado nas tarefas realizadas em campo, por exemplo, são alguns dos benefícios do uso da tecnologia mobile.

A geolocalização pode ser extremamente útil na gestão dos funcionários, evitando que eles percam tempo em deslocamentos desnecessários. Pode também melhorar consideravelmente a acuracidade da informação gerada pelo funcionário externo, sabendo se ele chegou ou saiu do local de contato com o cliente no horário que ele informou, cruzando com a localização obtida.

O uso da geolocalização também passa a ser benéfico para entender o interesse do consumidor com precisão. A possibilidade de mapear interesses, hábitos e necessidades torna a experiência muito mais completa e precisa. Nesse sentido, as informações geradas pelo uso de aplicativos com geolocalização permitem saber quais lugares as pessoas frequentam, de que elas gostam e até mesmo como se locomovem.

4. Aumento da produtividade

A era digital é, sem dúvida, a era da produtividade. Mobile marketing, inteligência artificial, machine learning e demais inovações são ferramentas fundamentais para um aumento significativo da produtividade. Com a tecnologia, e-mails são respondidos em segundos e os aplicativos foram otimizados para serem utilizados em qualquer lugar.

É importante compreender que a tecnologia mobile para empresas vai além de oferecer uma rede WiFi para acesso à internet de alto desempenho. Isso envolve preparar a equipe para usufruir das ferramentas que intensificam o espírito criativo e colaborativo na empresa.

5. Aproximação com o público

Como dito no início deste artigo, alinhar a operação da empresa com as demandas do mercado é um ponto de extrema relevância. Nesse contexto, cientes de que a tecnologia mobile é uma tendência, as empresas buscam se aproximar do público, expandindo suas operações para esse tipo de plataforma.

Atualmente, inúmeras empresas já operam nesse nicho de mercado, como o setor bancário, que fornece praticamente todos os serviços disponíveis em uma agência física também em aplicativos mobile.

As empresas que conseguem aproveitar corretamente e com máxima eficiência esses potenciais conseguem melhorar seus resultados. Para isso, é fundamental alinhar à tecnologia rotinas de excelência e otimização dos processos, além, é claro, de melhores práticas na gestão dos fluxos de trabalho.

Essa aproximação com o público é um diferencial competitivo extremamente valioso, pois ele passa a se identificar com a maneira como a empresa opera, assim como experimenta uma maior segurança, facilidade e comodidade, o que se converte em fortalecimento da marca e lucratividade.

6. Utilização de plataformas digitais

Dificilmente se fala em tecnologia mobile sem citar tal característica — ponto em que temos também um desdobramento do tópico anterior.

A modernização dos nossos hábitos enquanto consumidores, seja de conteúdo, seja de produtos, fez com que esses meios digitais praticamente se tornassem o padrão. Hoje, é cada vez maior o número de empresas que veem nesses meios uma forma de expandir seus negócios, fazer o marketing e direcionar suas atividades.

Em um contexto de modernização ainda maior, agora, experimentamos uma intensa migração também para plataformas mobile. A tecnologia mobile para empresas tem garantido que essas se aproximem do seu público, além de garantir uma significativa redução dos custos operacionais, uma vez que, em um cenário de desaquecimento da economia, manter grandes estruturas físicas e de recursos humanos torna-se extremamente oneroso.

Com isso, a conectividade e interatividade proporcionadas pela grande utilização da internet, smartphones e uma infinidade de outros dispositivos móveis faz dos meios digitais um campo fértil para desenvolver novas estratégias para os negócios.

7. Maior facilidade no acompanhamento de dados e estatísticas

tecnologia da informação trouxe uma nova roupagem na forma como as empresas lidam com seus dados e informações. Isso fez com que esses dados passassem a integrar suas estratégias de negócios.

Nesse ponto, com a utilização da tecnologia mobile, em que a comunicação e uso da informação se tornam mais centralizados e otimizados, avaliar dados e estatísticas colhidos de cada funcionário ou máquina, por exemplo, proporciona uma grande vantagem no que diz respeito à análise de dados e estatísticas da empresa.

Atualmente, esses são fatores de suma relevância, pois recursos como os sistemas ERP — que se encarregam de armazenar e centralizar a gestão de dados e informações — podem ser utilizados de maneira ainda mais eficiente. Dessa forma, identificar possíveis falhas, gastos desnecessários, despesas, receitas etc., se torna mais ágil, o que beneficia uma tomada de decisão estratégica mais acertada.

8. Modernização

Por fim, tudo o que foi anteriormente exposto confirma uma característica da tecnologia mobile para empresas: modernização. Modernizar significa se preocupar em questões como:

  • melhorar a prestação dos serviços;
  • otimizar processos;
  • reduzir custos e consumo de recursos;
  • questões sociais e ambientais, entre outras variáveis.

Tal postura está diretamente alinhada às demandas do mercado, que valoriza cada dia mais essas características e necessita de soluções modernas para facilitar a vida das pessoas.

As vantagens da tecnologia no trabalho fazem a diferença no dia a dia das organizações, aperfeiçoando os processos e obtendo diferenciais competitivos.

Agora que você já está por dentro das vantagens para tecnologia mobile para empresas, siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas novidades. Estamos no FacebookTwitterYouTube e LinkedIn. Esperamos por você!

Banner Planilha ROI SIMOVA - concessionariasPowered by Rock Convert