Automação é um processo que consiste no uso de tecnologia para integrar dados, visando facilitar o acompanhamento e a administração do fluxo de trabalho. A premissa da automação é dar a possibilidade de visualizar em tempo real o que é feito, facilitando a tomada de decisão e possibilitando a troca de procedimentos manuais por automatizados.

No caso da gestão de equipes, a automação é um processo que facilita o remanejamento de recursos. Assim, ela serve como uma ferramenta para trabalhar melhor com o capital humano, maximizando o lucro e reduzindo deslizes e erros de entrega, assim como permite anular o desperdício de tempo.

Se você gostou da ideia de aplicar automação na gestão de equipes, continue lendo o texto. Nós separamos algumas dicas para você incrementar esse recurso a partir de hoje. Confira!

Busque um software compatível com seu trabalho

A automação é uma tecnologia. Assim, seu funcionamento depende de um software capaz de executar as funções que citamos acima. Como as empresas estão cada vez mais específicas, existem softwares de automação voltados para diversas áreas e é totalmente possível encontrar um feito sob medida para você.

Caso não encontre um software próprio para seu mercado de atuação e não queira investir na produção de um modelo personalizado, a utilização de programas genéricos, mas com vários recursos, pode ser uma opção interessante.

Treine a equipe para ter sinergia com a nova tecnologia

A implementação de um software de gerenciamento de equipe apenas serve para facilitar a tomada de decisão e o controle dos trabalhos feitos. Para que ele possa ser usado em sua capacidade máxima, evitando desperdício de tempo e sempre remanejando os colaboradores para funções necessárias, a equipe precisará de treinamento.

Dependendo da empresa que você busque para fazer a contratação do software, é possível que um treinamento corporativo seja vendido junto. É interessante aderir a esse pacote para evitar desperdício de dinheiro com programas que não serão utilizados por toda a equipe.

Planeje constantemente a demanda de sua equipe

Durante o dia existem várias oscilações na demanda de sua equipe. Em alguns momentos é preciso pagar hora extra para cumprir prazos. Em outros, os colaboradores ficam ociosos e recebem para fazer absolutamente nada. Ambos os casos apontam para uma falta de planejamento e organização, além de gastos exacerbados de dinheiro.

Ao ter um software de automação, é possível acompanhar em tempo real o que os colaboradores estão fazendo e remanejá-los para ações necessárias. Além disso, podemos supor as sazonalidades que ocorrem durante o mês e buscar equilíbrio pessoal de modo que todos trabalhem o tempo todo, mas que nunca seja necessário o pagamento de hora extra e, ainda assim, prazos sejam cumpridos.

Comece aos poucos

Apesar das grandes vantagens de um software de automação, sua implementação pode ser um pouco conturbada e acompanhada de resistência por parte dos colaboradores. Apesar de a empresa ficar mais organizada com esse tipo de tecnologia, muitas mudanças na forma de produção acontecem e nem sempre agradam a todos.

Por isso, é importante ir implementando a solução com calma, sempre testando sua aplicação e garantindo que tudo está fluindo da maneira correta. Apenas dessa forma a automação será uma ferramenta útil e prática que auxiliará na gestão de equipes.

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