Acompanhar a jornada de trabalho e a produtividade dos funcionários que trabalham externamente à empresa pode ser uma tarefa nada fácil quando não se tem as ferramentas e tecnologias adequadas. Isso leva a uma gestão de equipe de campo deficitária e pouco efetiva.

A questão se complica ainda mais quando não é possível realizar a gestão de equipe de campo. Pois, sem saber ao certo o que está sendo executado externamente, o gestor não consegue medir o desempenho e a produtividade da sua equipe. Por consequência, ele não tem como planejar e agir para obter resultados melhores.

Para não cair em armadilhas como essa, é necessário investir em automação, otimizando o tempo da equipe do campo e tornando-a mais produtiva. Continue a leitura e saiba mais.

Qual é a importância do apontamento eletrônico na gestão de equipe de campo?

É fácil controlar cada integrante da equipe quando ele trabalha dentro da empresa. No entanto, a partir do momento em que é preciso deslocar-se e ir além das estruturas internas da organização, a supervisão passa a não ser tão fácil.

Uma empresa que tem equipes externas precisa de uma boa gestão e controle, de modo a saber como a equipe está trabalhando, se os objetivos da empresa estão sendo cumpridos, como é o desempenho individual de cada colaborador etc.

A utilização de ferramentas estratégias para um controle e acompanhamento mais efetivo das equipes externas tem sido a solução para supervisionar os profissionais que realizam o trabalho de campo. Dentre elas, o apontamento eletrônico tem ajudado a alcançar esses objetivos.

Por meio de um software instalado em um smartphone, é possível acompanhar com maior transparência a execução de todas as etapas produtivas, do início até o término.

Todas as informações referentes ao dia a dia das atividades em campo passam a compor a base de dados do sistema, que armazena dados de produção, prazos, orçamentos e demais detalhes importantes.

Quais são os desafios em relação à gestão de equipe de campo?

Os desafios de um gestor em relação à sua equipe de campo são inúmeros. Um dos maiores deles é acompanhar e controlar o desempenho e o aumento da produtividade.

Muitos gestores concentram esforços em medir o faturamento e o valor de cada cliente, mas deixam a representatividade de cada colaborador em segundo plano.

Desse modo, práticas do dia a dia podem estar levando a empresa a perder dinheiro. Dentre elas, há as horas de trabalho que não estão sendo acompanhadas, as tarefas realizadas sem qualquer planejamento e prioridade, por exemplo.

Não ter controle e gestão de equipe de campo faz com que os próprios colaboradores planejem suas agendas e estabeleçam as rotas mais convenientes para eles, o que não é correto.

O uso do apontamento eletrônico permite um melhor gerenciamento das tarefas, proporcionando ao gestor um bom controle do trabalho. Isso resulta no aumento da produtividade, com prazos determinados e um acompanhamento sempre de perto.

Quais são os benefícios de um sistema de gestão?

O uso da tecnologia a favor da gestão de equipe de campo é muito mais que uma ferramenta de controle da jornada de trabalho. Ela se mostra como um meio eficiente de otimizar o tempo da equipe, saber a localização de cada membro e o que está fazendo.

Por meio do apontamento eletrônico, o gestor consegue se manter informado sobre a localização da equipe em tempo real via geolocalização, o que possibilita medir o desempenho, avaliar o andamento das tarefas planejadas e o nível de produtividade na sua execução.

Os principais objetivos de acompanhar a equipe que trabalha externamente são evitar que os colaboradores se dispersem em atividades paralelas em horário de trabalho e garantir uma melhor gestão de equipe de campo em tempo real e com metas cumpridas.

Uma boa gestão de equipe de campo requer preparo e a implementação de ferramentas que possam ajudar o gestor a acompanhar todas as atividades externas e, assim, otimizar o tempo para reduzir os custos e elevar a produtividade.

E aí, gostou do post? Ficou curioso e quer saber mais sobre o assunto? Então, saiba como o apontamento eletrônico pode ser uma ferramenta estratégica para a gestão de equipamento de campo. Boa leitura!

Banner Planilha ROI SIMOVA - concessionarias